ESFIHA LIBANESA VEGANA – ABERTA E FECHADA

ESFIHA LIBANESA VEGANA –  ABERTA E FECHADA

Esfirra ou esfiha  é uma pequena torta assada originária da Síria e do Líbano. Que chegou ao Brasil com os imigrantes árabes (sírio-libaneses) entre os séculos XIX e XX.

Existem diversos tipos de esfihas, tanto tradicionais como adaptadas. É possível encontrá-las assadas com massa fofinha, com massa folhada, com massa filo e também essa esfiha que tem uma massa super fininha e crocante.

Essa esfiha é tradicionalmente assada na saj que é uma chapa convexa muito comum no Líbano, que também é usada para assar o tradicional pão saj. Como a saj não é tão comum nas cozinhas daqui, essa esfiha pode ser feita em uma chapa bem quente ou então no forno em temperatura bem alta.

O recheio fica a gosto, alguns que são tradicionalmente veganos são escarola, espinafre, batata e zaatar. Mas também pode levar recheios adaptados que ficam igualmente deliciosos, eu usei nas fechadas espinafre com purê de batatas e nas abertas azeite com gergelim, manjerona e tomilho frescos, alho e sal. 

Você vai precisar de…
350ml de água morna
10g fermento biológico seco
15g açúcar
500g farinha de trigo
10g sal
10ml azeite

Como fazer…
Em uma tigela adicione a água, o fermento e o açúcar. Deixe descansar por cerca de 15 minutos para ativar o fermento.

Em seguida adicione a farinha toda de uma vez, mexa e por fim adicione o azeite. Sove a massa rapidamente, apenas para que tudo fique bem misturado. Deixe crescer até dobrar de tamanho, cerca de 40 minutos.

Depois da massa crescida, separe em bolinhar e abra a massa em formato de um circulo, irregular mesmo. Coloque uma fina camada recheio em cima dela, está pronta a aberta. Já para a esfiha fechada puxe as bordas para o centro em 3 pontos, formando um triângulo, se precisar use massa para grudar a massa.

Em uma saj ou frigideira já aquecidas coloque as esfihas, deixando até dourar bem, as esfihas fechadas devem ser viradas, as fechadas não. Ou então asse em forno alto, acima de 280°C até dourar.  



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *