As leguminosas, que são sementes tiradas das vagens quando maduras, incluem os feijões, as favas, as ervilhas e as lentilhas. Esse grupo alimentar aparece como gênero de primeira necessidade em quase todas as dietas tradicionais do planeta, desde o grão de bico do Oriente Médio até o feijão vermelho da América Central.
E existem boas razões para isso, uma porção de meia xícara proporciona pelo menos nove vitaminas e minerais essenciais, além de uma quantidade generosa de fibras, carboidratos de absorção lenta e proteínas. Na verdade, meia xícara de leguminosas cozidas tem quase a mesma quantidade de proteínas que 30g de carne. Por isso é importante inclui-las diariamente em suas refeições.
Tente incluir leguminosas nas suas refeições todos os dias, desde as refeições principais, até os lanches. Não é difícil, pois existem inúmeras variedades e preparos diferentes.
Para evitar problemas de digestão e desconfortos estomacais, insira as leguminosas lentamente em sua dieta, caso não esteja acostumado com elas.
Molho e remolho
Para diminuir o tempo de cozimento e eliminar as substâncias das leguminosas que dão gases e indigestão, o molho e o remolho são fundamentais. O tempo vai variar conforme a leguminosa escolhida. Mas você não vai ter muito trabalho, só precisa trocar a água uma vez.
Mas por que trocar a água? Assim os fitatos saem do grão e vão para a água. Quando a água atinge a mesma concentração dessas substâncias que a leguminosa, o processo pausa. A troca da água reinicia o processo e garante menor concentração dessas substâncias nos grãos.
O tempo máximo de remolho é 12 horas, depois disso, ele vai ficar encharcado, desmanchar ao cozinhar ou até começar a fermentar. Pense na sua rotina e encaixe esse tempo.
Como fazer remolho
Coloque a leguminosa em uma peneira e lave sob água corrente. Transfira os grãos para uma tigela e cubra com a água – se algum boiar, descarte.
Cubra a tigela e deixe a leguminosa de molho pelo tempo necessário. Troque a água uma vez neste período.
Cozinhar
Panela de pressão – Escorra a água do remolho e, para cada 1 xícara, junte 3 xícaras de água e 1 folha de louro. Leve ao fogo alto, quando a panela começar a apitar, abaixe o fogo e comece a contar o tempo de cozimento. Desligue, aguarde a pressão sair completamente e está na hora de temperar – ou congelar em porções, junto com o caldo.
Panela comum – Escorra a água do remolho e, para cada 1 xícara, junte 8 xícaras de água, e uma folha de louro. Cozinhe com a tampa entreaberta e comece a contar o tempo de cozimento depois que ferver. Mexa de vez em quando e deixe cozinhar até o grão ficar macio.
Neutro – Se quiser colocar outras especiarias para cozinhar, pode. Mas o melhor é deixar neutro, assim, na hora de descongelar, você pode soltar a imaginação e colocar no refogado o que quiser, e preparar uma receita diferente a cada dia, assim fica mais difícil de enjoar.
Se os seus feijões estiverem velhos demais, eles não vão ficar macios, uma dica boa édepois de tentar cozinhar por bastante tempo, tempere a leguminosa normalmente e bata no liquidificador pra comer como um caldo ou use em outras preparações como em hambúrguer.
TEMPO DE MOLHO E TEMPO DE COZIMENTO DAS LEGUMINOSAS
Congelar
Porcionando – Duas conchas costumam ser suficiente para cada pessoa por refeição. Proporcione de acordo com os seus hábitos.
Recipiente – Recipientes de vidro são sempre a melhor escolha, preencha no máximo até ¾, pois vai expandir ao congelar. Anote a quantidade e a data de validade.
Validade – 3 meses. Se for temperado terá a validade do ingrediente que estraga primeiro.
Descongelar
Na geladeira – O ideal é tirar do congelador e passar para a geladeira no dia anterior, assim, vai descongelando lentamente.
Na panela – Prepare um belo refogado e coloque a leguminosa congelada na panela. Ela descongela e termina de engrossar.